top of page

Solução que tenta imitar Arla 32 causa danos irreversíveis ao catalisador


Caminhão que roda com mistura clandestina ou ‘chip paraguaio’ pode apresentar problemas sérios de funcionamento em pouco tempo

Não é difícil prever que ao substituir um elemento essencial ao bom funcionamento de um sistema, desajustes de diversas ordens devam surgir. Não é diferente com os motores de caminhão e práticas como driblar a necessidade do uso do Arla 32 legítimo por meios ilegais cobram caro e em pouco tempo.

CATALISADOR

O catalisador está entre os componentes do motor que mais sofrem quando o Arla 32 é eliminado ou substituído do processo de combustão dos motores a diesel fabricados dentro dos padrões Euro 5 / Proconve.

Pesquisas conduzidas pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) apontam que ao fazer uso, por exemplo, de soluções que tentam simular a composição de água e ureia – base do Arla 32 – em proporções e condições totalmente inapropriadas, danos irreversíveis podem ocorrer ao catalisador em menos de 5 mil quilômetros rodados.

Vale observar que o catalisador pode custar quase um terço do valor do motor, o que não é barato.

PAINEL DE CONTROLE

As pesquisas também indicam que o uso do chamado ‘chip paraguaio’ está relacionado ao mau funcionamento de partes do painel de controle do veículo, como o hodômetro. Em alguns casos o equipamento parou de verificar corretamente a quilometragem rodada, causando problemas para controle das manutenções.

Por Gustavo Castello Branco – Assessoria de Imprensa Evolua 32

Destaque
Notícias Recentes
bottom of page