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Veja, mês a mês, o que foi destaque no setor de transportes em 2018


Mais um ano se encaminha para o fim. Mas 2018 não foi um ano qualquer para o setor de transportes. Uma paralisação histórica trouxe à tona pautas importantes. Vamos relembrar, mês a mês, alguns dos pontos altos do ano de 2018 para caminhoneiros e para o setor como um todo.

JANEIRO

O ano começou com novidades no que diz respeito à amarração da carga, com a proibição do uso de cordas. A Resolução 552 do Contran já estava sendo aplicada para caminhões fabricados de 2017 em diante. E a partir de janeiro de 2018 começou a vigorar para todos aqueles fabricados antes de 2017.

No mesmo mês entraria em vigência a resolução 702 do Contran, que obriga a atualização da sinalização traseira de advertência, comumente utilizada em veículos longos como rodotrens, cegonhas e para cargas especiais. A resolução obriga as empresas a atualizarem o dispositivo de segurança, com uma nova série de detalhes técnicos. A exigência acabou sendo adiada para janeiro de 2019.

FEVEREIRO

No mês do Carnaval um dos assuntos que voltou à mesa de discussão foi a aposentadoria especial para caminhoneiros, após 25 anos de serviços comprovados. O Blog do Caminhoneiro trouxe para a discussão os longos tempos de espera a que são submetidos os motoristas na hora da descarga, observando os prejuízos gerados com as horas paradas.

MARÇO

Uma decisão judicial pouco comum deu vitória a um caminhoneiro em ação movida para ter direito à horas extras trabalhadas. A empresa empregadora alegou que o trabalhador não poderia ser submetido ao controle de jornada, por exercer atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho (Artigo 62 da CLT). Contudo, como o veículo possuía rastreador via satélite que permitia a verificação de trajeto e horas trabalhadas, os juízes acabaram entendendo que era possível, sim, fazer o controle, dando ganho de causa ao caminhoneiro.

No mesmo mês, nos Estados Unidos, o aplicativo Uber deu início aos testes com o serviço Uber Freight. A ideia é permitir que empresas façam a contratação de fretes pelo aplicativo.

ABRIL

A Scania acelera os testes de rodagem de sua nova linha de caminhões em estradas brasileiras. A linha já roda na Europa desde 2016 e alguns modelos foram distribuídos entre grandes transportadoras para testes práticos. O lançamento no mercado nacional ocorreu em agosto.

MAIO

Este foi o mês mais movimentado (dependendo do ponto de vista) para o setor de transportes. A Greve Nacional dos Caminhoneiros praticamente parou o país por 10 dias. Na pauta de reivindicações, itens como a redução no preço do Diesel, proibição da cobrança de eixo suspenso e a instituição do Frete Mínimo.

O marco inicial do movimento aconteceu após novo anúncio da Petrobras de reajuste no valor do combustível. Caminhoneiros se revoltaram contra a inflação, que apenas em maio foi superior a 12%.

JUNHO

Iniciada em maio, o final da Greve Nacional dos Caminhoneiros só aconteceu, de fato, no mês de junho. E por pouco não foi retomada, após muita demora do governo em colocar em prática tudo o que havia sido prometido para dar fim à paralisação.

No mesmo mês foi a vez da Volvo apresentar novidades ao mercado. A série de comemoração aos 25 anos do modelo FH foi apresentada na Europa, chegando ao mercado nacional no mês de outubro.

JULHO

Em julho o mercado começa a receber as primeiras informações e imagens do novo Ford Cargo. Os primeiros avistamentos foram divulgados por veículo de comunicação da Turquia.

Outro assunto que ganhou destaque nos meios especializado no setor de transportes foi o movimento de alguns agricultores para a aquisição de frota própria, visando escapar da política de Frete Mínimo.

AGOSTO

Neste mês o setor de transportes registra crescimento e puxa segmento de serviços para uma alta de 1,2% no mês.

Nos sites especializados, a possibilidade de uma CNH Vitalícia, com necessidade de renovação apenas depois dos 70 anos, também ganha destaque. As notícias têm como base estudo em andamento no Detran.

SETEMBRO

A possibilidade de uma nova paralisação, que acabou não acontecendo, agitou o início do mês. A mobilização chegou a ser convocada pela União dos Caminhoneiros do Brasil. O motivo principal seria o descumprimento, por parte do governo, com relação a alta no preço do Diesel.

Também em setembro a Volvo surpreende ao apresenta, na Alemanha, o modelo Vera, caminhão conceito 100% autônomo e sem cabine.

OUTUBRO

No mês de outubro, mais uma vez, foi convocada uma paralisação dos caminhoneiros em protesto contra o não cumprimento da política de Frete Mínimo. O movimento chegou a ocorrer no estado de Goiás, mas de forma isolada e com adesão pequena.

A nova geração da linha FH, da Scania, foi oficialmente lançada para o mercado brasileiro. Ao mesmo tempo, um designer da companhia apresentou uma projeção em 3D da linha NH.

NOVEMBRO

Com a definição nas eleições presidenciais, o grupo do eleito Jair Bolsonaro ventila a ideia de rever o acordo de Frete Mínimo definido durante a greve de maio.

No dia 21, a Polícia Rodoviária Federal deflagrou a operação Raptores, nos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Objetivo foi desarticular uma quadrilha que fazia alterações em carretas para transformação em bitrens e rodotrens, aumentando irregularmente os limites de carga e peso transportados por esses veículos. Foram identificadas quase 600 carretas adulteradas pela quadrilha.

DEZEMBRO

Buscando conciliar os interesses do agronegócio ao acordo de Frete Mínimo estabelecido em maio com os caminhoneiros, equipe econômica de Jair Bolsonaro anuncia estudos para definição de uma nova tabela de preços.

E essas foram algumas das principais notícias que mobilizaram o setor de transportes ao longo deste ano que se encaminha para o fim.

Em 2019, siga acompanhando o blog da Evolua e quando precisar de Arla 32 para sua frota ou caminhão, conte com os produtos e serviços de quem é pioneiro na produção de arla certificado pelo INMETRO no estado de Mato Grosso. Até lá!

Por Gustavo Castello Branco - Assessoria de Imprensa Evolua 32

Com informações do Blog do Caminhoneiro

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