Safra 18/19 de soja deve registrar produtividade/hectare recorde em MT


A assessoria AgRural atualizou suas previsões sobre as safras 2018/19 de soja e milho, indicando que estado de Mato Grosso deve registrar produtividade recorde de 57,8 sacas por hectare de soja plantada. A melhor marca até então foi anotada na safra anterior, quando o rendimento por hectare ficou em 56,6 sacas.

"A produtividade mato-grossense, porém, ainda depende das condições climáticas ao longo de dezembro, durante o enchimento de grãos, e na colheita", observa a consultoria.

BRASIL

Sobre os resultados em âmbito nacional, a AgRural prevê também um recorde,de 121,4 milhões de toneladas de soja na atual safra 2018/19, em fase final de plantio. O montante representa um crescimento de 0,9% sobre a melhor marca anterior. Para a área cultivada, houve um leve ajuste para cima, a 35,87 milhões de hectares, alta de 2,1% na comparação anual.

93% da área já foi plantada, frente a 92% há um ano e 87% na média de cinco anos. O plantio de soja está finalizado nos três Estados do Centro-Oeste e em São Paulo.

MILHO

Já sobre o milho, a AgRural prevê 21,6 milhões de toneladas na primeira safra 18/19. O número é menor que a estimativa anterior, mas maior que a colheita realizada na safra passada. A área deve ser de 2,92 milhões de hectares.

"Com as últimas áreas de São Paulo, Minas Gerais e Goiás semeadas nesta semana (passada), o plantio está encerrado no Centro-Sul e as lavouras se desenvolvem bem", finalizou a consultoria.

Por Gustavo Castello Branco - Assessoria de Imprensa Evolua 32

Destaque
Notícias Recentes