top of page

Importação de derivados de petróleo cai 74,5% em janeiro

Barris de petróleo: importação de derivados cai 74,5 por cento em janeiro, sem compras externas de gasolina pura

As importações de derivados de petróleo pelo Brasil em janeiro caíram 74,5 por cento ante o mesmo mês do ano anterior, segundo dados publicados nesta terça-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), enquanto o país enfrenta uma de suas piores recessões em décadas.

As compras externas de derivados de petróleo somaram 121 mil barris por dia (b/d), ante 474,6 mil b/d no mesmo mês do ano anterior.

No primeiro mês do ano, não houve importações de gasolina A (pura), segundo a agência reguladora, pela primeira vez desde agosto de 2013, enquanto as importações de óleo diesel recuaram 78,8 por cento ante janeiro de 2015, para 32,4 mil b/d.

Já as importações de petróleo pelo Brasil cresceram 135 por cento em janeiro ante o mesmo mês de 2015, para 166 mil barris ao dia.

As exportações de derivados, por sua vez, caíram 16,8 por cento no mesmo período, enquanto as vendas externas de petróleo subiram 17 por cento. Na mesma comparação, as compras externas de gás liquefeito de petróleo (GLP) caíram 69,4 por cento e as de óleo combustível recuaram 66,6 por cento.

Destaque
Notícias Recentes
bottom of page