top of page

Mato Grosso já colheu 15% da safra 2015/2016 de soja


Safra 2015/2016 deve atingir a marca de 28 milhões de toneladas, segundo o Imea.

Apesar das instabilidades climáticas sobre boa parte do Mato Grosso nesse início de ano, a colheita da safra 2015/2016 de soja avança no estado. 15% da área de plantio já foi colhida, sendo que a estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) é de produção na casa dos 28 milhões de toneladas.

No mesmo período do ano passado as colheitas estavam mais avançadas e esse pequeno atraso, de acordo com a consultoria AgRural, se deu por conta de condições climáticas adversas, principalmente no início de janeiro.

VENDAS

A colheita segue ao longo das próximas semanas meio a um mercado externo receptivo a soja nacional. Com o dólar acima de R$ 4, o produto brasileiro se tornou mais competitivo no comércio externo e, segundo dados do Imea divulgados no último dia 9, em Mato Grosso o volume vendido da nova safra já superou os 6%, com mais relevância para as exportações.

Com a saca valorizada e o preço médio rondando a casa dos R$ 62, muitos produtores se adiantaram para aproveitar o momento e fazer negócio.

FISCALIZAÇÃO

Em plena colheita as estradas mais utilizadas para escoamento da produção estão movimentadas. Com isso aumenta também a fiscalização sobre os caminhões e caminhoneiros.

Entre outras ações, polícia e Ibama prometem apertar o cerco contra fraudes ao sistema que utiliza o Arla 32 na redução da emissão de poluentes, como o ‘chip paraguaio’ e a substituição do próprio Arla 32 por misturas não certificadas, que tentam imitar o composto.

Além de multas severas e outras sanções, clique no link e veja os prejuízos que a solução que tenta imitar o Arla 32 causa ao catalisador e a outros componentes do caminhão.

Por Gustavo Castello Branco - Assessoria de Imprensa Evolua 32

Destaque
Notícias Recentes
bottom of page