Caminhões Blindados? Aumento da violência no Brasil faz Scania desenvolver veículos (inéditos) contr


Esse é o tipo de notícia que ninguém deveria comemorar. Para enfrentar o crescente aumento dos roubos de carga, a Scania do Brasil começa a desenvolver os seus inéditos caminhões blindados. Os primeiros veículos desse tipo, totalizando 8 unidades, foram entregues à empresa Prossegur, especializada no transporte de cargas valiosas.

Para referência, no ano de 2014 foram registrados 17,5 mil roubos, número 42% maior do que em 2010 (quando foram totalizados 12,3 mil), gerando perdas da ordem de aproximadamente R$ 1 bilhão. Os novos Scania serão destinados ao transporte de bens com alto valor agregado, como joias, relógios, papel moeda, barras de ouro, e outros com alto índice de sinistralidade, como eletroeletrônicos, celulares, remédios entre outros.

Os modelos dos caminhões Scania foram dois cavalos mecânicos P 310 4×2 e seis semipesados P 310 6×2. A capacidade de carga é de 7.100 kg. Entre os diferenciais, estão a suspensão pneumática nos eixos traseiros, que permitem inclusive diferentes ajustes de altura.

Outros equipamentos disponíveis são o acompanhamento por GPS, botão de pânico, sistema de videomonitoramento, fechadura randômica (necessita de código enviado pela central) e sensores nas portas. A empresa MTX Blindados é a responsável pela adaptação dos caminhões e carretas (cujos baús podem ainda ser mais reforçados).

É realmente impressionante e lamentável o atual quadro de violência e criminalidade no Brasil. Esse panorama acaba forçando as empresas a desenvolverem soluções de segurança como as dos caminhões mostrados nas fotos acima.

Destaque
Notícias Recentes

Todos os direitos reservados - © 2020  by Evolua 32

  • Facebook Metallic
  • Twitter Metallic